Danilo Sales do Nascimento França
Doutor em sociologia (2017) pela Universidade de São Paulo (USP), fez pós-doutorado (2018-2020) no NEPO-Unicamp (Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” da Universidade Estadual de Campinas) e venceu o prêmio Lélia Gonzalez de Manuscritos Científicos sobre Raça e Política na categoria Recém-Doutor (2021). Atualmente, é professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (AFRO-CEBRAP) e do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA-UFF).
http://lattes.cnpq.br/8666952199696006
Flavia Rios
Socióloga, professora e pesquisadora do Negra/UFF. Atua na coordenação do afro-cebrap. Atualmente, é diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal Fluminense. É coautora do livro Lélia Gonzalez (Summus,2010) e coorganizadora dos livros Negros nas Cidades Brasileiras (Intermeios/FAPESP, 2018) e Por um feminismo afro-latino-americano (Zahar,2020) e Raça e Estado (Eduerj, 2022) e o Dicionário das Relações Étnico-Raciais contemporâneas.
http://lattes.cnpq.br/9491355582964341
https://orcid.org/0000-0001-9864-0644
Juliana Vinuto
Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em sociologia pela UFRJ, com estágio doutoral de um ano no Centre de recherches sociologiques sur le droit et les institutions pénales (CESDIP – França). Mestre em sociologia e graduada em ciências sociais, ambos pela USP. Coordenadora do Negra-UFF (Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos) e integrante do Laesp-UFF (Laboratório de Estudos sobre Conflitos, Cidadania e Segurança Pública) e do Necvu-UFRJ (Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana). Também integra a Coalizão pela Socioeducação.
http://lattes.cnpq.br/1684516043842222
Maria Emília Xavier Guimarães
É bacharel em Física e doutora em Física Teórica pela Université Pierre et Marie Curie (1996). Foi professora do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UnB) de 1998 a 2007 e atualmente é professora associada IV do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (2007 – ). Coordenadora da Licenciatura em Física, a Professora Maria Emília tem interesse em Ensino de Física, Divulgação Científica e Extensão, além de políticas para Inclusão e Interseccionalidade.
Rafael de Souza
Professor do Departamento de Sociologia e Metodologia em Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo Tem experiência na área de análise de redes sociais, análise de eventos e pesquisa qualitativa.
Pesquisadores pós-graduandos
Damaris Campos Pereira da Silva
Psicóloga (UFF) e Mestranda em Relações Étnico-Raciais (PPRER/CEFET-RJ). É pesquisadora do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA). Desenvolve estudos sobre Psicologia, Currículo e Relações Étnico-Raciais.
Dandara Vicente Soares
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS – UFF). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS – UFF). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, desenvolve pesquisas sobre Mães de Vítimas de Violência pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro desde a década de 1990 até os dias de hoje e assassinato de crianças na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Integrante do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos – NEGRA/UFF. Pesquisadora associada Afro/Cebrap. Atua como editora assistente da Revista Ensaios, ISSN: 2175-0564 (2021).
http://lattes.cnpq.br/5051210070964532
Fillipe Alexandre Oliveira Alves
Mestrando em Antropologia pelo PPGA-UFF, Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. Foi Bolsista PIBIC orientado pela professora doutora Renata Sá Gonçalves com pesquisa desenvolvida na área de patrimônio histórico na região Portuária do Rio de Janeiro com enfoque no processo de patrimonialização do Cais do Valongo. É integrante do núcleo de estudos Guerreiro Ramos (NEGRA) e do Grupo de pesquisa NARUA – Núcleo de Antropologia das artes, ritos e sociabilidades urbanas . Pesquisador vinculado ao AFRO\Cebrap com interesse em pesquisas nas áreas de Antropologia urbana, questões étnicos raciais, memória e patrimônio.
http://lattes.cnpq.br/1315551596307746
Geovana Costa de Melo
Cientista Social (UFF), Educadora popular e curadora. Atualmente é mestranda em Sociologia (PPGS/UFF) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos. Tem como áreas de pesquisa o estudo sobre Território e territorialidade, comunidades quilombolas, e ensino superior, ações afirmativas e relações étnico-raciais.
http://lattes.cnpq.br/4018377131072181
Helbson de Ávila
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Sociologia na Universidade Federal Fluminense, onde pesquisa a sociologia da comunicação com destaque para a imprensa negra nos séculos e sua influência na constituição do Pensamento Social Brasileiro. Integra o grupo de pesquisa NEGRA – Grupo de Pesquisa Guerreiro Ramos, dentro do PPGS / UFF, coordenado pela Professora Drª Flávia Rios, sua orientadora no mestrado em curso, previsto para terminar em 2023. Graduado em Ciências Econômicas pela Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), apresentou um estudo de caso sobre o cooperativismo e a economia solidária em sua monografia, exigência para sua colação de grau em 2008. Na ocasião colaborou para a formulação dos debates para constituição dos Fórum Estaduais e Nacional de Economia Solidária, bem como as respectivas Conferências. Formou-se no ensino médio como técnico em administração e em contabilidade. Cursou gestão estratégica e planejamento para ODS (Objetivos do Milênio). Atualmente é membro do MNU (Movimento Negro Unificado), está como coordenador estadual de relações institucionais. Desenvolve pesquisa que contribui para o desenvolvimento dos indicadores de promoção da igualdade racial para a Rede de Cidades Antirracistas.
http://lattes.cnpq.br/7419557763519490
Huri Henrique Paz da Costa
Mestrando em Sociologia e cursando MBA em gestão de Projetos pela USP – Universidade de São Paulo, atualmente desenvolve pesquisas sobre desigualdades raciais, identidades negras, implementação da lei 10.639/03 nas escolas municipais de Niterói e assassinatos de políticos no Brasil. Vencedor nacional do concurso CAF de ensaios universitários, CAF – Banco de desenvolvimento da América Latina. Pesquisador vinculado ao Afro/CEBRAP – Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento.
http://lattes.cnpq.br/5922785574456498
Isabelle Varanda
Mestra em Antropologia (PPGA/UFF) e Licenciada em Ciências Sociais (UFF). É pesquisadora no Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA), no Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV Direito SP (NJRD) e na Casa Mãe Mulher. Este último fruto de sua pesquisa de mestrado, lugar que dá continuidade após a defesa enquanto pesquisadora e voluntária do projeto. Possui experiência na área de Antropologia, com ênfase nos estudos sobre maternidades negras, relações raciais, interseccionalidade, controle social e medidas socioeducativas. Ainda, no terceiro setor, é cofundadora e diretora executiva do Instituto de Cultura Afro-Brasileira e Arte Popular (ICAFRO).
http://lattes.cnpq.br/2018371560415539
João Vitor Duarte Travassos
Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito (PPGSD/UFF). É pesquisador no Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA) e no Laboratório de Estudos sobre Conflito, Cidadania e Segurança Pública (LAESP). Desenvolve estudos sobre segurança pública, direito e raça.
http://lattes.cnpq.br/6551053369096727
Lara Mendonça de Almeida
Psicóloga (UDELAR) e Tecnóloga em Recursos Humanos (UNOPAR). Atualmente é Assistente de Alunos no COLUNI-UFF e mestranda em Psicologia e Educação com ênfase em Educação e Inclusão (UDELAR). É pesquisadora no Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA). Desenvolve estudos sobre lingüística e psicologia a partir da crítica ao colonialismo.
laramendocadealmeida@gmail.com
http://lattes.cnpq.br/2790860404561060
Lara Prata dos Santos Miranda
Cientista social e mestre em sociologia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é doutoranda em sociologia na Universidade de São Paulo, assistente de coordenação do núcleo Afro Cebrap e pesquisadora do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA). Tem interesse na área de desigualdades raciais na educação.
http://lattes.cnpq.br/0712248525964133
Lívia Guerreiro Gomes
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS). Graduada em Sociologia (bacharelado) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Colaboradora do grupo Núcleo Interdisciplinar de Dinâmicas Contemporâneas (NICON/UFF) e pesquisadora no Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA). Atuo como pesquisadora na área de Sociologia, principalmente nos temas: gênero, relações étnico-raciais, desigualdades, trabalho e tecnologias digitais.
https://lattes.cnpq.br/4261246918072464
Luã Ferreira
Conhecido como “pesquisador rolezeiro”, é um entusiasta na exploração das interseções entre Sociologia das Relações Raciais, Direito e a Cultura Negra. Mestre em Sociologia (PPGS/UFF), bacharel em Ciências Sociais (UFF) e atualmente cursando sua segunda graduação (Direito UFF), Luã também se destaca como coordenador executivo do Núcleo de Justiça Racial e Direito (FGV Direito SP). Sua faceta como “rolezeiro” é evidenciada na paixão pelos rolês culturais das noites cariocas, pelo trabalho como articulador cultural no Instituto de Cultura Afro-Brasileira e Arte Popular (ICAFRO), bem como em suas pesquisas, incluindo sua dissertação de mestrado, sobre processos de criminalização da cultura funk.
http://lattes.cnpq.br/1376062758048434
Mateus Cunha da Silva
Doutorando em Sociologia pelo PPG Sociologia-UNICAMP, Mestre em Sociologia pelo PPGS-UFF. Com o trabalho “Discurso de Ascensão Social no Rap Brasileiro”. Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense.Atua como pesquisador do núcleo AFRO/CEBRAP. Compõe o Núcleo de Estudos e Pesquisa Guerreiro Ramos (NEGRA-UFF), Núcleo Hip-hop em Trânsito (CEMI-Unicamp) e Núcleo de Estudos Carolina Maria de Jesus (BITITA-IFCH-UNICAMP). Tem experiência na área de Hip-Hop Studies, Sociologia da Cultura, Literatura, Populações Afro-Brasileiras e Periféricas.
http://lattes.cnpq.br/7060267353591505
Mayara Cristina da Conceição Albano
Cientista Social (PPGCS/UFRRJ). Atualmente é doutoranda em Psicologia (UFF). É pesquisadora do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA). Desenvolve estudos sobre os impactos do racismo sobre a subjetividade de sujeitos negros e a prática da Psicologia Clínica.
http://lattes.cnpq.br/6814634369339272
Monique Ferreira
Cientista social (UERJ), professora de Sociologia da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é mestranda em Sociologia pelo PPGS ( UFF). É pesquisadora no Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA).
http://lattes.cnpq.br/6459137931460475
Nicole Andrea Ballesteros Albornoz
Atualmente, é professora na graduação de Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Sociologia na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), desenvolve a pesquisa social no Instituto de Ciencias Sociales y Humanidades “Alfonso Pliego” (ICSyH) com sanduiche no Programa de Pós-graduação de Sociologia da Universidade Federal Fluminense (PPGS/UFF). Mestre em Serviço Social pela Universidad Nacional Autónoma de México (2018). Assistente Social formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Tem dedicado esforços investigativos voltado para os feminismos, com olhar especial para as criações e as interseccionalidades das mulheres na/da luta. Desde 2020, integra o N.E.G.R.A, com participações nas reuniões remotas.
http://lattes.cnpq.br/8088654541693913
Vanessa Monteiro Cunha
Cientista social com mestrado em Antropologia Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e bacharelado em Ciências Sociais (USP). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA/UFF). Desenvolve estudos sobre plataformização do trabalho e capitalismo racial. Tem interesse nos temas: movimentos sociais, sociologia do trabalho e relações raciais.
https://lattes.cnpq.br/0894391850538456
Zaira Evelina Apolinario Chaplin
Formada em Relações Internacionais (Pomona College) com experiência profissional em Interação e pesquisa de UX (Accenture). Atualmente ela é pesquisadora de Fulbright participando do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA). Desenvolve trabalho sobre ativismo comunitário, raça e política pública.
Pesquisadores em formação – Graduadas/os e graduandas/os
Amsatou Falilou Diop
Trabalha no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) como Analista de Dados, integrando a Gerência de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento, setor que busca produzir insumos para uma atuação ministerial mais resolutiva por meio da cultura de dados, utilizando ferramentas de análise e visualização de dados que orientam decisões estratégicas. É também assistente de pesquisa no Afro-Cebrap no projeto “Violência Política no Sudeste Brasileiro”, sob orientação da professora Flávia Rios e Huri Paz. O Afro é um núcleo de pesquisa, formação e difusão sobre a temática racial do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Criado em 2019, o núcleo tem como prioridades a produção de pesquisa com alto rigor metodológico, a formação de novos pesquisadores e a divulgação científica. Seus temas de investigação são: eleições e desigualdades raciais, e violência política.
http://lattes.cnpq.br/8400353668140178
Leticia Irineu de Lima Rocha
Licenciada em História pela Universidade Federal Fluminense e graduanda em Licenciatura Ciências Sociais pela mesma instituição. Professora voluntária no pré-vestibular social Escrevivências e membro do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos – NEGRA. Desenvolve estudos sobre interseccionalidade, feminismo negro e trabalho doméstico.
https://lattes.cnpq.br/5063763627449846
Karolina Dias de Souza
Graduanda em Ciência Sociais (UFF). Atualmente está envolvida na educação periférica, compondo o Pré Vestibular Social Doutor Luiz Gama. Além disso, também faz parte do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA).
Raphaelle Cristine Silva Anastácio
Graduanda em Sociologia na Universidade Federal Fluminense. É integrante do Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos e atualmente é bolsista de Iniciação Científica do CNPq.
http://lattes.cnpq.br/5353838837214727
Raquel Silva Oliveira
Discente de Ciências Sociais (UFF). Atualmente é bolsista pelo PIBIC com o projeto; “Espaços da branquitude na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: segregação e identidade”, tendo como orientador: Prof. Dr. Danilo Sales França.
Rebeca Silva Leite
Graduanda em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e voluntária no Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (NEGRA). Desenvolve estudos sobre raça e movimentos sociais.
http://lattes.cnpq.br/1941126699126922