Pesquisas em andamento

2023 – Atual

A medida socioeducativa de semiliberdade: semelhanças e singularidades institucionais na restrição de liberdade de adolescentes.

Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as dinâmicas organizacionais da medida socioeducativa de semiliberdade, um modo de responsabilização restritiva de liberdade voltada para adolescentes acusados de cometerem atos infracionais. Desse modo, espera-se analisar tanto as singularidades da semiliberdade quanto as dimensões comuns com outras medidas socioeducativas, notadamente a internação, já que no Rio de Janeiro ambas são implementadas pela mesma instituição, o Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas). Para alcançar este objetivo, se desenvolverá uma etnografia no CRIAAD Niterói, unidade de semiliberdade do Degase localizada no município de Niterói. Por fim, é importante destacar que este projeto poderá cobrir uma lacuna nos estudos sobre punição de adolescentes, já que até o momento não há trabalhos sobre as especificidades institucionais da semiliberdade.

 

2022 – Atual

Protestos das margens

Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo mapear, descrever, cartografar e analisar os protestos das margens no Brasil da segunda década do século XXI. A pergunta que norteia esse trabalho diz respeito às diversas formas de mobilização política ocorridas fora dos centros urbanos e das áreas ricas das cidades brasileiras. Espera-se com esse trabalho restabelecer a tradição perdida dos estudos urbanos e dos movimentos sociais que deixaram de analisar os protestos das periferias em favor de outras formas organizativas como associações, coletivos e sociabilidade desses territórios, de um lado, e/ou passaram a se dedicar aos protestos que ganhavam mais volume e visibilidade pública nas áreas urbanas centrais. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma abordagem quantitativa de coleta de eventos de protestos em todas as capitais de norte ao sul do país a partir das grandes mídias, impressos que cobrem o cotidiano e jornais alternativos. A dimensão qualitativa da pesquisa está voltada para o estudos das formas organizacionais, das e dos agentes sociais (civis e institucionais), dos eventos públicos e atividades políticas dos movimentos das mães, amigos e parentes que sofreram violência letal do Estado.

2022 – Atual

Origens e destinos: uma avaliação da política de cotas universitárias e seus efeitos no mercado de trabalho

Descrição: A Lei 12.711/12 visa enfrentar os problemas de discriminação e desigualdades raciais e seus prejuízos para o país. Embora no momento de sua criação, o debate público se desse em torno das desvantagens acumuladas pela parcela negra da população nas diversas esferas sociais, a Lei instituiu ação afirmativa para acesso ao ensino superior considerando não o critério étnico-racial, mas o de classe. Estaria ela apta para promover as mudanças para as quais foi criada? Avaliar a política de cotas universitárias por ela instituída mostra-se importante por múltiplas razões, dentre as quais se destacam: (1) diversos estudos nas ciências sociais revelam que há problemas na implementação dessa política e sugerem que as metas previstas na Lei estão longe de serem alcançadas, sobretudo em cursos de maior relevância social; (2) a rica produção acadêmica sobre a política contempla os seguintes temas: o argumento moral, o desempenho dos estudantes e a trajetória dos egressos; e, embora exista no país uma tradição na avaliação do sistema de ensino superior, não há estudos que se dediquem a um exame sistematizado dessa política pública. Para suprir essa lacuna, a pesquisa buscará responder a seguinte questão: a política de cotas universitárias introduzida pela Lei 12.711/2012 tem-se mostrado um instrumento adequado para a promoção da igualdade racial? Será realizada uma pesquisa de avaliação multidimensional da política de cotas, seguindo o modelo oferecido por Draibe (2001). De um lado, serão examinados o desenho e o processo de implementação da política em diferentes universidades, e, de outro, seus resultados, impactos e efeitos, permitindo verificar se a política alcançou suas metas e se provocou mudanças não esperadas pelo legislador. Para alcançar seus objetivos, o estudo adota uma abordagem metodológica mista, com a pesquisa qualitativa e quantitativa, e a utilização de técnicas diversas, como a pesquisa documental, entrevistas, e análise multivariada de dados.

2020 – Atual

Gestão municipal da igualdade racial e políticas inclusivas de educação e trabalho no município de Niterói: estudos e ações para sua implementação

Descrição: Descrição: O projeto de pesquisa aplicada, em convênio com a Prefeitura de Niterói, está voltado para o estudo e monitoramento da gestão municipal da igualdade racial e para o subsídio de ações de implementação de políticas racialmente inclusivas na cidade de Niterói, notadamente o apoio à efetivação da Lei 10.639/2003 e à reserva de vagas para negros e negras no serviço público municipal. O projeto tem o nome fantasia ” Observatório da Igualdade Racial em Niterói” e conta com equipe interdisciplinar e na sua composição formadora temos o Núcleo de Estudos Guerreiro Ramos (Sociologia); o Cosmopolíticas (Antropologia) e o Centro de Estudos das Desigualdades Globais da UFF.

Recomende aos seus amigos que nos sigam em nossas redes

V Seminário Raça e Política

Vem aí o V Seminário Raça e Política ✨ Estamos animados em anunciar que nos dias 12 e 13 de setembro de 2024 acontecerá o nosso V Seminário Raça e Política! Junte-se a nós nesse espaço de diálogo com o objetivo de discutir a questão racial no âmbito político...

V Seminário Raça e Política

Vem aí o V Seminário Raça e Política ✨ Estamos animados em anunciar que nos dias 12 e 13 de setembro de 2024 acontecerá o nosso V Seminário Raça e Política! Junte-se a nós nesse espaço de diálogo com o objetivo de discutir a questão racial no âmbito político...
Skip to content